Pesquisar Neste blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 16 de julho de 2013

7 serviços da Google Que não deram certo e talvez você nunca ouviu falar!




 Jaiku: 

Jaiku foi o microblog da Google, podendo ser comparado ao renomado Twitter. Este serviço foi fundado em 2006 e comprado pela companhia em 2007.

 Ele não conseguiu fazer sucesso entre os internautas da época como a rede social do passarinho conseguiu mais recentemente.Nas mãos da gigante das buscas, o Jaiku se tornou um moribundo por anos a fio: virou software livre em 2009, teve seu fechamento anunciado em 2011 e foi sepultado somente em 15 de janeiro de 2012. Embora já esteja fora do ar, a sua engine (núcleo do seu funcionamento) ainda está disponível para que qualquer um faça download e desenvolva uma nova ferramenta.


Google Buzz: 

Podemos definir o Buzz como uma tentativa da Google de emplacar um serviço que oferecesse várias funções de uma rede social sem — em sua essência — ser uma. Entre os recursos disponibilizados, estavam o compartilhamento de links, atualização de “status” e estabelecimento de chats no formato de comentários.

Um de seus diferenciais é que o internauta podia divulgar conteúdos e iniciar uma nova conversação diretamente do Gmail. Ele morreu precocemente no dia 15 de dezembro de 2011, com cerca de 1 ano e 10 meses de vida.


Sidewiki: 

A Sidewiki consistia em uma barra de ferramentas adicionada à lateral do navegador que permitia aos internautas ler e adicionar informações úteis sobre qualquer uma das páginas visitadas. A ideia não vingou e padeceu com um pouco mais de 2 anos de existência, no dia 5 de dezembro de 2011.


Google SearchWiki: Se hoje o buscador da Google é um tanto quanto “rígido”, em tempos de outrora ele já foi mais flexível. Em 2008, a empresa revelou ao mundo um recurso que permitia, a quem estivesse devidamente cadastrado, realizar anotações e reordenar os resultados das pesquisas efetuadas.

Essas modificações eram aplicadas individualmente, ou seja, elas afetavam apenas você e não os demais internautas. Com o tempo, a companhia percebeu que as pessoas não queriam reorganizar os resultados apresentados, mas obter respostas mais relevantes de acordo com buscas anteriores e marcações específicas. Por isso, no dia 3 de março de 2010, o Google SearchWiki foi descontinuado e cedeu lugar para o mecanismo Google Stars.



Google Wave:


O Google Wave foi anunciado em 2009 e tinha como objetivo reunir em uma única plataforma as características de diversas categorias de serviços, incluindo email, rede social e mensageiro instantâneo.

Quando lançado, ele prometia “enterrar” o email e assumir o seu posto como um dos principais mecanismos de comunicação das pessoas. Bem, ao que parece o planejamento da companhia não deu muito certo e quem acabou em uma cova foi o Wave no dia 30 de abril de 2012.


         

Picnik:

Este editor de imagens online foi fundado em 2005, sendo adquirido cinco anos mais tarde pela Google. Dessa data em diante, a equipe do Picnik trabalhou em conjunto com desenvolvedores da gigante das buscas para implementar novidades relacionadas à fotografia em seus produtos.

O serviço foi oficialmente encerrado no dia 19 de abril de 2012. Contudo, seu espírito ainda “sobrevive” por ter algumas de suas principais funcionalidades incorporadas pelo Google+. Caso você ainda não saiba, a rede social da companhia possui um editor de imagens nativo com direito a ferramentas de recorte, redimensionamento, efeitos pré-definidos, ícones de decoração, caixas de texto e ajustes de cor, nitidez e exposição.
Dodgeball: 
O Dodgeball, comprado pela Google em 2005, era uma rede social baseada na sua localização. A pessoa informava ao serviço onde estava via SMS e ele retornava notificações de acidentes na região, amigos que estavam por perto e possíveis pontos de interesse. Algum tempo depois, o criador do projeto original se desvencilhou da gigante das buscas e fundou o Foursquare. Após a “aposentadoria” deste serviço no dia 14 de janeiro de 2009, o Google Latitude assumiu o seu lugar.


Google Lively:

Este foi o concorrente da Google para o Second Life. No Lively, os internautas podiam criar seus avatares tridimensionais para conversar e interagir com outras pessoas. A ideia era fazer com que o mundo real fosse transportado para o virtual, mas as expectativas da empresa não foram correspondidas. 
No dia 19 de novembro de 2008, a companhia anunciou que eliminaria o serviço no final de dezembro daquele ano. E assim foi feito!

e você, conhece mais algum?


Nenhum comentário:

Postar um comentário