Pesquisar Neste blog

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O que a internet esta fazendo com nosso cérebro?



O que é a Internet faz com nosso cérebro.


Gastamos quase cada minuto na internet, verificando e-mails, Facebook, feeds de notícias e os últimos vídeos mais vistos no Youtube. Mas qual o efeito que  esta conexão constante à informação esta fazendo com nossos cérebros?

 
Para entender o efeito da internet em nosso cérebro, nós temos que levar isso de volta, primeiro aos tempos pré-históricos. "Você queria saber tudo o que acontecia ao seu redor, porque quanto mais você sabia sobre o seu entorno,  menos provável que você fosse atacado por um predador.

 E há ainda evidência de que nosso cérebro libera alguma dopamina, um prazer que produz  neuro-transmissores químicos, para recompensar-nos por buscar e encontrar novas informações. " O problema é que hoje, os predadores não são tanto  um problema, mas ainda temos os mesmos cérebros e, também, há a internet.

A internet é um ambiente incrivelmente rico de informações carregado com palavras, imagens sons e vídeos, por isso cria um comportamento quase obrigatório de estarmos verificando constantemente os nossos laptops e telefones inteligentes sempre buscando novas informações, úteis ou não. O perigo com este compromisso constante de buscar novas informações, é que estamos contemplando milhões de informaçaões , com o nosso modo ler as coisas.

 E que com o pensamento focado e calmo, desse modo tem como realmente aprender. Trata-se de um processo chamado de consolidação da memória. Consolidação da memória é a transferência de nossa memória de curto prazo em nossa memória de longo prazo. e é por meio de transformar sua memória de curto prazo em memória de longo prazo que você criar conexões entre essa informação e tudo o que você sabe. O problema com a internet é que estamos constantemente usando nossa memória de curto prazo.

Assim que recebemos a informação, antes que ela tenha a chance de ser contemplada em sua memória de longo prazo, você tem um e-mail ou um clique em um novo vídeo, e o primeiro pedaço de informação é substituída pela nova, nunca dando o seu cérebro a chance de aprender alguma coisa. Então, a atenção é a chave, e se perdemos o controle de nossa atenção ou estamos constantemente dividindo a nossa atenção, então nós realmente não apreciaremos esse processo de consolidação.
 Certifique-se de dar mas tempo para refletir sobre as informações que você achar interessante, antes de passar para o próximo objeto brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário